O que é uma floresta?
O papel da narrativa na projeção de experiências imersivas que conectam jovens a ambientes ricos em natureza.
Através deste estudo, propomos conceptualizar, projetar, testar e avaliar uma narrativa para um ambiente rico em natureza. Nesta instância, pretendemos perceber como promover a ligação à natureza, junto de adolescentes, residentes no arquipélago dos Açores.
A hipótese geral do nosso estudo pressupõe que, modos informais de aprendizagem, através da narrativa, e que mesclam atividades ao ar livre com o design cuidadoso de materiais exploratórios, podem aumentar a consciência do mundo natural. Ao conectar o design, o teste de um protótipo, e métodos de avaliação derivados da psicologia ambiental, convidamos os participantes a engajar com uma narrativa que os conecta, de forma sensorial, experiencial e estética, a um ambiente rico em natureza.
Em última análise, o estudo investigará como as experiências mediadas podem conectar os participantes à natureza e estimular a curiosidade para aprenderem mais sobre como proteger os habitats locais.
Para contexto do estudo, usaremos a floresta da Matela, localizada na ilha Terceira.
Dividimos o estudo em três momentos.
Num primeiro momento, a decorrer no contexto da sala de aula, disponibilizamos, aos participantes, uma narrativa áudio e uma coleção de postais, criados para o projecto.
Num segundo momento, convidamos os participantes a visitarem a floresta da Matela onde poderão escutar os episódios restantes da narrativa (inicialmente apresentada em contexto de sala de aula).
Num terceiro momento, regressamos à sala de aula onde exploramos, com os alunos, o seu potencial papel na resolução de problemas relacionados com a perda da biodiversidade nos Açores.
Para mais informação sobre a Matela, por favor clique aqui.
Para mais informação sobre a equipa responsável pelo estudo, por favor clique aqui.